Central de Dados

Este site ainda está em desenvolvimento; os recursos aqui contidos podem ser usados, mas poderão ser alterados ou corrigidos a qualquer momento.

A Central de Dados é um repositório aberto de datasets Open Data em Portugal. Os dados aqui publicados são provenientes de diversas fontes e estão sob a curadoria do Transparência Hackday e da Open Knowledge Portugal. O nosso objetivo é catalogar, afinar, complementar e publicar conjuntos de informação pública, para que possam ser reutilizados em visualizações, webapps, consultas e outros fins.

É possível seguir as novidades no Twitter!

A Central de Dados é uma ferramenta aberta e pública, e todo o código para ela criado está disponível segundo uma licença de software livre.

Sobre a Central de dados

A Central de Dados é um portal independente onde são disponibilizados vários datasets em bruto, relativos a informação pública de todo o tipo, com uma escala nacional e/ou local. Os dados provêm de várias fontes públicas, são convertidos para formatos abertos e standard, e são posteriormente colocados à disposição seguindo os princípios de open data: formatos abertos e de acesso livre, gratuito e sem restrições de reutilização e redistribuição.

Começámos esta iniciativa para responder a um problema constante nos nossos esforços: quando queremos levar a cabo um projeto web envolvendo informação pública, levamos 80% do tempo a procurar, editar e filtrar ficheiros de todo o tipo, para os poder converter em formatos abertos (CSV ou JSON) que possamos usar como fonte de dados para visualizações, apps e outros usos.

Tornou-se claro depois que é um problema comum a vários sectores:

  • redações de jornais
  • departamentos académicos de estatística, ciências sociais e políticas
  • estudantes e profissionais de análise e visualização de dados
  • empresas e outras entidades que recorrem a informação pública

Existe uma duplicação de esforços e um enorme desperdício coletivo de tempo. Começámos a pensar como resolver o problema da fragmentação dos dados públicos -- inúmeros formatos em inúmeros locais distintos. Depois de muitos meses de tentativas, chegámos finalmente à Central de Dados.

A Central de Dados é um esforço do Transparência Hackday Portugal com o apoio da Journalism++, concretizada nos encontros Date With Data, e deve a sua existência ao trabalho da Open Knowledge International em formatos abertos para publicação de datasets.

Quem está por trás do projeto?

A Ana Isabel Carvalho e o Ricardo Lafuente cuidam do motor que alimenta a Central, bem como do logo e do design do site.

A curadoria dos datasets é assegurada por ambos, e várias pessoas ajudaram num momento ou noutro à construção do site e do seu conteúdo.